Arquivo
  2015
  2014
  2013
  2012
   
  arte
  coletivo aldeia
  comportamento
  design
  fotografia
  imprensa
  lançamento
  moda
  oramais
  sustentável
  tecnologia
25
jun

O Panteão do povo

Marcadores: arte, comportamento, design, fotografia
O Artista francês JR instalou uma série de colagens em massa pelo Panteão, em Paris, em que expõe através de retratos em preto e branco a sua magnífica obra. Uma imensa montagem de fotos de pessoas fazendo caretas foi colada no chão do edifício histórico e da cúpula. A intervenção em si surgiu através do Centro de Monumentos Nacionais que encomendou a JR que criasse um trabalho participativo inspirado por seu projeto Inside Out, encapsulando assim os valores humanistas e universais consagrados pelo Panteão.



O projeto INSIDE OUT foi originalmente proposto por JR em 2011, desde então, mais de 200.000 retratos de pessoas de todo o mundo foram colados em espaços públicos, como forma de promover as ideias e a consciência sobre questões sociais e políticas, ou como os organizadores afirmam no site do projeto, como uma forma de ''transformar mensagens da identidade pessoal em obras de arte pública.'' Hoje, as funções de dentro para fora do projeto como uma plataforma mundial para a mudança social, com um site que ajuda as pessoas a participarem de uma campanha existente, ou lançar uma nova ação em sua própria comunidade.



Para o projeto de dentro para fora 'Au Pantheon', JR usou retratos de pessoas de toda a França, que foram coletados através de seu caminhão Photo Booth; o caminhão viajou para nove locais diferentes em todo o país, em março de 2014, dando às pessoas a oportunidade de participar do projeto. Os participantes também tiveram a oportunidade de apresentar seu retrato enviando-o para o site do projeto. Como resultado, as pessoas comuns de toda a França já aderiram (se não temporariamente) o "panteão" dos homens famosos e mulheres que moldaram a história e o futuro do seu país.



Erguido entre 1764 e 1790, o Panteão foi originalmente uma igreja dedicada a Santa Genoveva, a padroeira de Paris, antes de ser transformado em um mausoléu para os cidadãos franceses ilustres (sua vasta cripta é o lugar do enterro de figuras notáveis, como Marie Curie, Voltaire e Jean Jacques Rousseau, para citar alguns). Com o monumento atualmente passando por uma restauração em grande escala (atualmente o maior projeto do gênero na Europa), com o foco principal em reparar a cúpula tripla e suas estruturas de apoio. A parte exterior da cúpula permanecerá coberta durante todo o período da restauração (esperado para ser concluída em algum lugar entre 2015 e 2022), a obra de JR cobre o exterior da colunata da cúpula e vai estar em exibição até a conclusão de restauração! As outras duas colagens de grande escala dentro do Panteão ficarão em exibição apenas até 5 de Outubro de 2014.




JR é um fotógrafo e artista de rua contemporânea que tem apresentado o seu trabalho em espaços públicos ao redor do mundo, a partir da parede divisória na Palestina às favelas da América do Sul. Recentemente, ele também colaborou com o New York City Ballet como coreógrafo e artista visual para uma nova instalação do espetáculo de dança e arte no Lincoln Center.



fonte: Yatzer




 
Facebook Vimeo Instagran