Arquivo
  2015
  2014
  2013
  2012
   
  arte
  coletivo aldeia
  comportamento
  design
  fotografia
  imprensa
  lançamento
  moda
  oramais
  sustentável
  tecnologia
03
nov

Uma floresta vertical

Marcadores: design, sustentável
Graças ao talento visionário do arquiteto italiano Stefano Boeri, Milão tem o seu primeiro edifício "floresta vertical", em italiano Bosco Verticale. As duas torres trazem um paisagismo que aumenta a biodiversidade do local que poderia ter sido afetada negativamente pela sua construção.
Um total de 730 árvores, 11 mil plantas perenes e arbustos (5.000 ao todo, mais de 1.000 espécies diferentes de plantas) foram plantadas nas margens dos dois edifícios Bosco Verticale. A vegetação aqui é o equivalente à encontrada em 1 ha de floresta. As árvores e plantas protegem os apartamentos da poluição sonora, CO2, partículas de poeira, ventos fortes e luz solar direta. Os telhados das duas torres têm painéis solares e sistemas de energia eólica que aumentam a sua sustentabilidade energética, enquanto a água cinza dos prédios é filtrada e reutilizada para irrigar a exuberante vegetação  dos edifícios.
Boeri chama este projeto de "um protótipo de uma possível maneira de estender a esfera natural em um contexto urbano hiperdenso". O projeto Bosco Verticale é, certamente, um grande modelo para outras cidades seguirem na tentativa de estabelecer uma ligação entre as áreas urbanas densamente povoadas e natureza, alimentando assim a biodiversidade que é muitas vezes prejudicada durante o desenvolvimento urbano.














 
Facebook Vimeo Instagran